A pneumologia é a área médica que estuda e trata o sistema respiratório, principalmente as vias respiratórias inferiores: traquéia, brônquios, pulmões, pleura (esta é como se fosse uma “capa” que reveste os pulmões). Além dessas áreas, o médico especialista em pneumologia também faz a análise do mediastino, que é a área do corpo que se situa entre os pulmões.
O pneumologista também cuida das pessoas que podem ter uma noite mal-dormida, de repente por roncos noturnos, causados por apnéia. A pessoa que tem roncos noturnos (seu cônjuge costuma reclamar de seus barulhos durante o sono), e que mantém muito sonolência durante o dia, deve procurar o pneumologista para fazer a polissonografia.
E, como já diz o nome da Sociedade desta especialidade em questão, a SBPT – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o Pneumologista também cuida da parte da Tisiologia, que é o estudo da Tuberculose (que mais comumente ocorre nos pulmões, mas pode atingir qualquer parte do corpo humano: pleura, gânglios, ossos, coração, rins, olhos…).
Enfim, se você notar sintomas como chiadeira, som parecido com um assobio no peito, falta de ar ou excesso de cansaço, tosse, ou mesmo idas frequentes ao Pronto Socorro, procure um pneumologista. Pessoas que roncam muito e que apresentam tosse prolongada também devem procurar ajuda médica, assim como fumantes (atuais ou que já pararam de fumar, e mesmo fumantes passivos), além de pacientes com doença respiratória crônica (seja DPOC-Enfisema, seja Asma, seja Bronquiectasias…)
NÃO É NORMAL TER FALTA DE AR. CASO APRESENTE QUAISQUER SINTOMAS RESPIRATÓRIOS, PROCURE UM PNEUMOLOGISTA.