A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete mais de 300 milhões de pessoas no mundo. No Brasil é a 4a causa de internação pelo SUS, e estima-se que morram de 3 a 5 pessoas de asma por dia no Brasil!
Esta doença caracteriza-se pelo estreitamento das vias aéreas dificultando o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, com consequente falta de ar e chiado no peito.
Outros sintomas são sensação de aperto no peito, cansaço, falta de fôlego aos esforços/esporte e tosse.
A asma tem um fator genético importante, então pessoas da mesma família apresentam uma predisposição para desenvolver a doença e, ao entrar em contato com fatores que sensibilizam as vias aéreas (ácaro, poeira, fumaça de cigarro, pêlo de animais, entre outros) a inflamação pode se manifestar.
Para saber se a asma está controlada, tenha atenção para a frequência e a intensidade dos sintomas. De acordo com o GINA (Global Initiative for Asthma), sabe-se que a asma não está controlada quando o paciente:
* Apresenta sintomas diurnos mais de duas vezes por semana; * Desperta à noite por causa da doença; * Precisa usar medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana; * Sente limitações ao realizar tarefas cotidianas.
ASMA NÃO TEM CURA, MAS TEM CONTROLE!NÃO É NORMAL TER FALTA DE AR. SE APRESENTAR OS SINTOMAS CITADOS, OU CONHECE QUEM OS TÊM, PROCURE UM PNEUMOLOGISTA.
Análise dos Sintomas de Controle da Asma
[wp_quiz id=”924″]