Geralmente causado pelo tabagismo (ativo ou passivo), o enfisema pulmonar é uma irritação grave nos pulmões que causa dificuldade nas suas trocas gasosas, prejudicando a função pulmonar, e, com isso, causando falta de ar importante para o paciente. Há uma destruição do tecido pulmonar, fazendo com que apareçam “pequenas bolhas no pulmões”, que por sua vez vão gradativamente perdendo a capacidade de absorver oxigênio, ocasionando a citada falha nas trocas gasosas.
Em alguns casos também pode ser causado por causa do contato e inalação de substâncias químicas, como fogão a lenha, poeira e poluição.
O enfisema pulmonar e a bronquite crônica são as doenças que compõem a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Entre os sintomas temos a falta de ar, chiado na respiração e tosse constante. É fortemente recomendado que o paciente cesse o tabagismo (ativo ou passivo), e procure o pneumologista para investigação e tratamento dos sintomas, a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir suas chances de mortalidade.