A pneumonia é uma doença infecciosa que acomete os pulmões e é a terceira maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para o Infarto e o AVC.Pode ser causada por vírus e fungos, mas, principalmente, ocorre devido bactérias, e, na maioria do casos, pelo Pneumococco, que geralmente fica alojado na nossa orofaringe/gargante, e, quando há falha do nosso sistema de defesa (queda do sistema imunológico), há a invasão deste microorganismo em questão nos pulmões, causando a pneumonia.
Existem diversas condições que predispõem a pneumonia, como a infecção viral precedente (resfriado ou gripe), doenças crônicas, alteração da capacidade de deglutição, stress e tabagismo. Geralmente acontece após falha no sistema de defesa do sistema respiratório, e os principais sintomas são: febre, tosse (geralmente produtiva, com catarro purulento), fraqueza/prostração, mal-estar, cansaço/falta de ar, e, quando acomete região da pleura (película que reveste os pulmões) pode haver dor torácica. Caso apresente tais sintomas, procure um pneumologista para que este investigue o quadro e prescreva o tratamento adequado (que geralmente se dá através de antibióticos, quando causado por bactérias). O contágio para outras pessoas é incomum, diferente da gripe (causada por vírus, estes sim altamente contagiosos).
A melhor maneira de prevenir a pneumonia é ter hábitos saudáveis, sempre se hidratando, ter a vacinação em dia (para gripe e para pneumonia), evitar o fumo, fazer o tratamento e acompanhamento adequado de suas doenças crônicas (HAS, DM, DPOC, Asma…), e evitar o stress (“seja Feliz”).