A bronquite é uma inflamação dos brônquios, e pode ser aguda ou crônica. Quanto aguda, geralmente, é provocada por um vírus e acompanhada de um quadro gripal com duração de, em média, duas semanas.
Estes quadros de bronquite aguda, uma pessoa (que não seja asmática), até pode apresentar por até umas 2 ou 3x na vida. Porém ATENÇÃO! Se durante a infância apresentou VÁRIAS crises de bronquite, ou tem os sintomas respiratórios com freqüência, e/ou mesmo anualmente (geralmente com as mudanças bruscas de clima), há grandes chances de que não seja “simplesmente bronquite aguda”… pode ser Asma. E deve ser tratado e acompanhado pelo pneumologista.
A bronquite também pode ser crônica (neste caso, a inflamação é muito frequentemente causada pelo fumo). Esta, crônica, tem alguns sintomas semelhantes ao da asma: chiado, falta de ar e tosse, e geralmente vem acompanhada de destruição das células do pulmão, chamada de enfisema pulmonar. Essa destruição faz com que apareçam pequenas bolhas no pulmão, que por sua vez vai gradativamente perdendo a capacidade de absorver oxigênio.
Estas doenças (Enfisema + Bronquite Crônica) fazem parte do chamado DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, em mais de 80% dos casos causada pelo tabagismo).
É importante reforçar que a asma e os diferentes tipos de bronquite podem ter causas e tratamentos diferentes, sendo importantíssima a consulta com um pneumologista para se ter um diagnóstico preciso e um tratamento correto.
NÃO É NORMAL TER FALTA DE AR. PROCURE UM PNEUMOLOGISTA.